Dilma Rousseff lidera entre os que recebem o Bolsa Família

Informa o Globo:

“Pesquisa Datafolha mostra que a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa entre os eleitores beneficiados pelo Bolsa Família, informa reportagem de Marta Salomon, publicada nesta quarta-feira pela Folha.

[…]

Segundo a reportagem, Dilma alcança 40% dos votos entre os inscritos no Bolsa Família, contra 25% de José Serra (PSDB) e 10% de Ciro Gomes (PSB). Marina Silva (PV) tem 8% nesse universo.

[…]

No domingo, o Datafolha revelou que a diferença entre José Serra (PSDB) e a pré-candidata petista caiu de 14 para 4 pontos desde dezembro. O tucano tem 32% contra 28% de Dilma no principal cenário. “

É compreensível que Dilma Rousseff lidere entre os que recebem o Bolsa Família, afinal, a propaganda governamental coloca o programa como uma benesse concedida pelo governo Lula.

Os beneficiários do programa muitas vezes não têm a noção de que o Bolsa Família nada mais é do que um repasse de uma pequena fatia dos impostos pagos pelo brasileiro, não sendo nenhuma liberalidade ou doação que parte dos governantes pessoalmente.

Além disso, os que recebem a bolsa são muito susceptíveis ao terrorismo eleitoral que se espalha no Nordeste e que traz a mensagem de que uma vitória do PSDB em outubro acarretaria o fim do Bolsa Família. Fato que não é verídico.

Por tudo isso, Dilma lidera entre os que recebem o benefício.

O tamanho da vantagem nas intenções de voto dentro desse universo dá uma noção de quanto o Bolsa Família influi no voto, respaldando, de certa forma, o argumento daqueles que afirmam que o programa é utilizado pelo governo como garantidor de votos nas classes mais pobres.

Ainda assim, acredito que o programa é necessário, dado o cenário econômico atual do País.

No entanto, se fazem necessárias mudanças e evoluções, principalmente no que tange as portas de saída.

Esse avanço pode ser levado a cabo pelo próximo Presidente qualquer que seja ele.

Mas a noção de que só a continuidade do governo dará continuidade ao Bolsa Família toma cada vez mais corpo.

Incentivada pelo governo, certamente.

(Original aqui.)

Deixe um comentário