As “informações” da mídia

É incrível a capacidade que a mídia, de forma geral, tem de manipular a informação e apresentá-la ao povo “do jeitinho que ela quer”. Para tanto, vejam a imagem abaixo:

Manipulação da mídia
Site de política do G1 às 17:25 h do dia 17/03/2010

Ao lermos a manchete sobre eleição indireta no DF, qual pensamento vem à mente? Imagino que a maioria dos leitores considere que a Câmara Legislativa pretende acabar com a eleição direta no DF e implantar a eleição indireta, como a chamada deixa claro.

Ao clicarmos na notícia, vemos que a alteração proposta não tem nada de radical: ao contrário, a alteração busca adequar a Lei Orgânica do Distrito Federal à Constituição Federal, que prevê eleições indiretas para governador caso aconteça o que aconteceu por aqui (o governador perdendo o mandato e o vice renunciando).

Nesse momento, paro e penso: será que a população se dá conta de tal manipulação? Creio que não. Infelizmente, acredito que a população “não pensa” a respeito do que vê na mídia: se foi falado pelo jornalista X, então tal notícia é verdadeira e ponto final.

Uma pena! Pois a falta de senso crítico faz com que tenhamos a política que temos.

Para pensar: tendo como base a ideia de se questionar o que a mídia nos passa, será que o Serra realmente caiu e a Dilma subiu?

Deixe um comentário