Resumo do livro Os artigos federalistas


Estou usando este espaço para poder divulgar material de estudo aos meus alunos. É um resumo do livro Os artigos federalistas. Se você não é meu aluno e não tem interesse no material, não precisa entrar no link abaixo… Mas se for meu aluno e/ou tiver interesse em conhecer um pouquinho da estrutura política brasileira e das prerrogativas que cada um dos três poderes possui, fique à vontade!

Após a independência dos Estados Unidos em 1776, era necessário criar uma Constituição para o novo país que então se formava. Neste sentido, foi publicada à época uma série de artigos defendendo determinadas premissas políticas embasadas na ideologia liberal.

Resumo do livro Os artigos federalistasTal série ficou conhecida como “Os artigos federalistas” ou simplesmente como “O federalista”. Assim, objetivando estudar este conteúdo, disponibilizei um resumo de tais artigos, enfatizando dois pontos principais: 1) A teoria da separação dos poderes; 2) As prerrogativas de cada um dos poderes, com ênfase especial ao controle de constitucionalidade exercido pelo poder Judiciário.

O arquivo em formato PDF pode ser baixado gratuitamente a partir deste link.

Para aqueles que têm iPhone/iPad e quiserem o texto em formato ePub, basta entrar em contato que enviarei o arquivo.

0 comentário em “Resumo do livro Os artigos federalistas”

  1. Muito bom os seus textos! Adorei este resumo e os vídeos sobre Montesquieu e os Federalistas e um outro sobre Rousseou, Hobbes e Locke, ambos muito esclarecedores. Se eu e meus colegas de faculdade passarmos na disciplina de Sistemas Políticos será por sua causa! Parabéns pelo trabalho!

    Responder
  2. Excelente resumo desse clássico da teoria política, O Federalista. Muito conciso e objetivo. Agradeço pela disposição em compartilhar a sua reflexão.

    Responder

Deixe um comentário