Justiça absolve Daniel Dantas e mais 10 em processo por espionagem

A Justiça Federal em São Paulo absolveu o banqueiro Daniel Dantas e mais 10 pessoas investigadas pela Operação Chacal, da Polícia Federal.

A decisão foi publicada no site da Justiça e confirmada pelo advogado de Dantas, Luciano Feldens, que disse ainda não ter acessado a decisão.

“Ainda não tive acesso à decisão, só ao status do processo que publicou a absolvição dos acusados.”

O Ministério Público informou que vai recorrer da decisão.

A Operação Chacal foi deflagrada em julho de 2004 pela Polícia Federal, após a Folha revelar que a agência americana privada de investigação Kroll havia sido contratada pela Brasil Telecom –na época gerida pelo Opportunity, de Dantas–, para investigar as atividades da Telecom Italia e apurar suposta espionagem comercial que poderiam ter atingido membros do governo Lula.

A investigação da PF apurou suposta ação ilegal da Kroll no país. Na ocasião, a PF realizou buscas e apreensões na sede do Opportunity, no Rio, e na residência de Dantas, entre outros endereços. À época, o Opportunity disputava com a Telecom Italia o controle da Brasil Telecom.

Em junho do ano passado, a Justiça derrubou as acusações contra funcionários da empresa Kroll em um dos processos criminais decorrentes da operação da PF. A decisão esvaziava quase por completo a acusação do Ministério Público Federal na ação penal.

(Original aqui.)

Deixe um comentário