Sete dicas para fazer anotações organizadas durante a aula

Muitos estudantes acham difícil tomar notas organizadas sem perder parte da explicação do professor. Confira 7 dicas que podem ser úteis para que suas anotações façam sentido.

Uma das coisas mais difíceis durante a aula é conseguir prestar atenção no que o professor diz e anotar aquilo sem perder a outra parte da explicação. No entanto, a prática de tomar notas é essencial para um bom desempenho escolar, já que muito do que os professores falam não está nos livros.

E para acabar não perdendo tudo, as nossas anotações viram uma bagunça de setas, cores e rabiscos que acabam não fazendo o menor sentido na hora de estudar. Mas é possível manter as anotações organizadas com algumas práticas simples. Confira:

Como tomar notas durante a aula: 1. Marque a data

Em um mundo perfeito, cada uma das matérias teria um caderno exclusivo, no qual as anotações seriam feitas em ordem de aulas e assuntos. No entanto, nós sabemos que não é bem isso o que acontece. Então, uma boa maneira de organizar aqueles cadernos enormes – ou fichários! – é anotar em uma cor diferente e visível a data das anotações que virão a seguir. Outro truque útil é marcar de alguma forma – pode ser com um adesivo – o final daquelas anotações.

Como tomar notas durante a aula: 2. Anote o tema

Além de anotar a data, use o mesmo método para o tema da aula. Logo que o professor chegar e iniciar as explicações, peça a ele um panorama geral. E isso não funciona apenas para o início da aula. Muitas vezes, os professores finalizam um tema e iniciam o outro no mesmo dia. Isso pode contribuir para a bagunça nas suas anotações, portanto, quando você começar a ouvir coisas que não se relacionem com o tema antigo, pergunte a ele se vocês estão mudando de tópico e qual é o tema novo.

Como tomar notas durante a aula: 3. Fique atento às fugas de assunto

Embora os professores tentem organizar a aula de uma maneira lógica e linear, muitas vezes perguntas e outras coisas podem tirar o assunto desse rumo. É nesse momento que as confusões começam a acontecer. Procure ficar atento aos assuntos e perguntas que surgem durante a explicação, e se surgir alguma coisa que valha a pena ser anotada, coloque algum sinal de identificação que te ajude a saber que aquilo não foi dito pelo professor.

Como tomar notas durante a aula: 4. Use figuras e setas

Muitas pessoas tendem a fixar mais facilmente uma informação se ela tiver aspectos visuais. Faça uso disso para facilitar os seus estudos. Faça marcações com setas em temas que foram tratados separadamente, mas que se complementam, e use figuras para identificar os assuntos mais facilmente.

Como tomar notas durante a aula: 5. Sublinhe as palavras novas

Durante a explicação, podem surgir palavras mais técnicas ou que se relacionem com algum ponto específico do tema. Se essas palavras foram usadas durante a aula, provavelmente podem aparecer na prova, então é importante que você conheça o significado delas. Sublinhe essas palavras para que você saiba a importância delas na hora de estudar.

Como tomar notas durante a aula: 6. Encontre as palavras chave

Tente identificar as palavras mais relevantes dentro da explicação oferecida pelo professor, são elas que vão te oferecer o contexto geral. Se possível, destaque essas palavras no meio das suas anotações, para que você possa identificá-las facilmente durante uma análise rápida, por exemplo.

Como tomar notas durante a aula: 7. Compare suas anotações com o livro

No final do dia, leia as anotações que você fez durante a aula e compare-as com a explicação presente no livro. Você pode ter perdido algum ponto do que o professor disse, ou ter ficado com dúvidas que o livro pode esclarecer.

Autor: Universia Brasil

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: