10 dicas eficientes para organizar seus estudos em 2014

Último dia do ano… E ainda dá tempo de mudar alguma coisa em suas estratégias para o próximo ano. Dê uma lida no texto a seguir e programe-se. 2014 vai começar, e nada melhor do que começar com o pé direito!

Mais um ano vai chegando ao fim e tudo que aconteceu durante esse período começa a passar por nossas mentes. Sejam arrependimentos ou objetivos conquistados, sempre existe alguma coisa que gostaríamos de mudar, manter ou melhorar. Se seu desempenho nos estudos não foi como você desejava, aproveite para fazer as alterações necessárias e garantir que em 2014 você concluirá suas tarefas do modo correto.

Confira 10 dicas eficientes para organizar seus estudos em 2014:

1. Comece antes
Aproveite o final do ano para começar sua organização e se adaptar para o próximo período de estudos. Verifique o que você já sabe que será necessário para que quando as aulas se aproximarem tudo já esteja devidamente preparado. Quando o ano letivo tiver início, faça com que separar seus materiais e todos os detalhes importantes para o dia de aula na noite anterior se torne um hábito.

2. Divida grandes tarefas
Quando você tiver projetos longos para concluir, divida-o em tarefas menores que possam ser completadas pouco a pouco ao decorrer do ano. Assim, você garante que não perderá o prazo de entrega e que não ficará sobrecarregado de atividades.

3. Faça listas de ideias
Aproveite seu tempo livre para colocar suas ideias em ordem. Pensamentos em excesso sem organização nenhuma podem atrapalhar seu desempenho nos estudos e colocá-los no papel ajudará você a ter mais clareza daquilo que precisa fazer.

4. Priorizar
Passe a desenvolver técnicas para dar a prioridade correta às suas tarefas. O tempo que você terá que reservar aos estudos deverá ser maior do que o tempo reservado ao lazer se você realmente quiser garantir um bom desempenho nas aulas.

5. Utilize um calendário
Para ter uma noção mais clara sobre datas de provas e de entrega de trabalhos, utilize um calendário ou até mesmo uma agenda para anotar todas essas responsabilidades.

6. Faça a tecnologia estar a seu favor
Existem diversos aplicativos e sites que podem ajudar nos estudos. Encontre quais deles podem funcionar para você e utilize a tecnologia a seu favor.

7. Seja disciplinado
Se neste ano que termina você passou muitos dias procrastinando e substituindo o tempo de estudos por momentos de lazer, aproveite o novo período para decidir mudar. Passe a ser mais disciplinado com suas tarefas e estabeleça metas para se sentir mais motivado a superar seu desempenho anterior.

8. Desconecte-se
É claro que, como já foi sugerido, você deve utilizar a tecnologia a seu favor. Isso também inclui saber administrar o tempo que você passa na internet somente com finalidade de se entreter. Fique um pouco distante das redes sociais quando precisar estudar e não gaste um dia inteiro apenas observando as atualizações de seus amigos.

9. Separe cadernos
Tente dividir as matérias que terá no próximo ano em cadernos diferentes para que você possa estar mais organizado no momento de revisar o conteúdo.

10. Reserve tempo para você
Mesmo que você deva se dedicar aos estudos, isso não significa que você não terá mais tempo livre para pensar em seu bem-estar. Por isso, certifique-se de reservar períodos do dia somente para relaxar fazendo atividades que o agradam.

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: