Livro “Aprendendo a votar”

[youtube=http://youtu.be/hpRBRi2TID4]

Livro “Aprendendo a votar: noções básicas sobre o funcionamento das eleições no Brasil”

O livro “Aprendendo a votar: noções básicas sobre o funcionamento das eleições no Brasil” traz os principais elementos que fundamentam as eleições no Brasil.

No capítulo 1 é apresentado o conceito de “política”, para que se entenda a necessidade de debater tudo que diz respeito `a vida em coletividade. Em seguida, em estreita conexão com o capítulo 1, o capítulo 2 traz a definição do que significa “democracia”, trazendo breve histórico desde seu surgimento na Grécia antiga, passando pelas reformulações ocorridas entre os séculos XVIII e XIX e chegando ao século XX, com ênfase aos aspectos democrático-constitucionais do Brasil atual.

Dando sequência, o capítulo 3 traz a definição de “direitos políticos”, sendo apresentadas as principais características da Constituição Federal de 1988 a este assunto: critérios de elegibilidade, de inelegibilidade e a perda e suspensão de direitos políticos. O capítulo 4 aprofunda a ideia de partidos políticos, explicando suas funções e seu processo de formação no âmbito brasileiro.

O capítulo 5 traz os sistemas eleitorais brasileiros – majoritário e proporcional -, trazendo definições teóricas e doutrinárias além das jurídicas, tais como elementos presentes na Lei nº 9.504/97. É apresentado em detalhes como são feitos os cálculos eleitorais no Brasil, com ênfase no sistema proporcional. Por fim, é apresentado, ainda neste capítulo, breve debate acerca de votos em branco, votos nulos e abstenção, sendo desmistificadas ideias tais como a de que votos nulos podem cancelar uma eleição.

Os últimos dois capítulos trazem ideias referentes à democracia no Brasil, no capítulo 6, e à representação política brasileira, no capítulo 7. O objetivo do capítulo 6 é analisar a democracia além de seus aspectos exclusivamente jurídicos, mostrando-se que não há como existir democracia real sem o mínimo de igualdade social. Por sua vez, o capítulo 7 mostra que no Brasil atual não há efetiva representação política, já que não existe vínculo efetivo entre eleito e eleitor. Ao final são feitas considerações à guisa de encerramento do livro.

  • Compre o livro em formato iBooks (exclusivo para leitura em iPad e em Mac – compra pela iBooks Store)
  • Compre o livro em formato ePub (para iPad, Mac, iPhoneiPod Touch – compra pela iBooks Store)
  • Compre o livro em formato ePub (na Google Play Store)

Obs.: no momento todas as opções de venda acima apresentadas requerem cartão de crédito.

Aprendendo a votar: noções básicas sobre o funcionamento das eleições no Brasil
Aprendendo a votar: noções básicas sobre o funcionamento das eleições no Brasil

 

15 comentários em “Livro “Aprendendo a votar””

  1. Matheus, bom dia
    Os livros eletrônicos, mais especificamente o “Aprendendo a votar”, tem em formato para smartphone Android e para kindle?
    Grato,
    Abraços,
    Gabriel Borba

    Responder

Deixe um comentário