Prof. Saul Tourinho Leal lança novo livro sobre direitos fundamentais

“Na África do Sul, foram pessoas de carne e osso, mas de trajetórias extraordinárias como Nelson Mandela e Albie Sachs, que fizeram a diferença. Na Índia, líderes da dimensão de Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru guiaram sua gente ao caminho da liberdade. Nos Estados Unidos, Thomas Jefferson, o reverendo Martin Luther King e o ativista gay Harvey Milk gravaram seus nomes na história graças à luta por direitos. O que pessoas de perfis tão diversos, mas com legados gigantescos têm em comum? Esse livro dá a resposta: a esperança.”

É com estas palavras que abre-se a introdução do mais novo livro do Prof. Saul Tourinho Leal, intitulado A construção dos direitos fundamentais e a esperança: da África do Sul ao Brasil.

Em seu livro o Prof. Leal instiga o leitor a conhecer os passos pelos quais passaram estes dois países no processo de construção de uma sociedade que não apenas garante, por meio da Constituição, os direitos fundamentais, mas que principalmente os respeita.

Seu argumento é apresentado sob a perspectiva da ideia de conciliação, de maneira que só se pode esperar algum tipo de concretização efetiva dos direitos constitucionalmente previstos caso a sociedade, bem como o estado, atuem de maneira a criar a unidade social, e não a desunião. É como afirma o próprio autor:

Um novo amanhã só será construído com base na união das pessoas, motivadas pela esperança e dispostas a resistir e continuar a luta por direitos fundamentais. Desta forma, haverá a reconciliação do país. Líderes políticos que apostam na divisão, que sustentam o discurso do “eles contra nós”, que incitam ou toleram a violência contra cidadãos ativos, devem se conscientizar que estão plantando sementes do ódio que inevitavelmente florescerão.

O livro está disponível de maneira gratuita, em formato PDF. Para obtê-lo basta clicar neste link.

Deixe um comentário