Magistrados com mandato

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, defende que juízes dos tribunais superiores tenham mandato. Ele é contrário à PEC da Bengala, que joga a aposentadoria desses juízes de 70 anos para 75 anos de idade. Devido à natureza política das nomeações, ele sustenta que “o mandato evitaria que uma visão política e ideológica, que reflete pensamento expresso nas urnas, se perpetuasse no tempo e não acompanhasse a mudança da sociedade”. (Fonte: Jornal O Globo.)


E você, o que acha? Os Ministros do Supremo devem ter mandato fixo? Pessoalmente, sou a favor. Deixe sua opinião!

3 comentários em “Magistrados com mandato”

  1. Sou contra, o STF e uma corte puramente politica, tem ministro que la esta, nao sabe nem escrever corretamente.

    Responder
    • magistrado com mandato, não acho que isso funcionaria como um fim a corrupção dentro desses órgãos e aos demais atos ilícitos, ate por que todos são merecedores ministros de estar onde estão mestre e a maioria já foram professora a qual tem o meu enorme respeito e admiração. o que deveria haver seria uma punição a cada vez que eles cometem algo ilícito. Quanto mais entrância no órgão, mais uma agravante! isso seria justo. Agora sobre o que o Djalma comentou acima, discordo quando ele fala do STF ,pois todos os ministros do tem doutorado, com a exceção de um. somente o ministro dias toffoli que tem apenas graduação em direito pela USP e mesmo assim ele tem um currículo muito extenso, foi advogado-geral da união. por essas e outras razões que sou a favor.

      Responder
  2. Djalma e Lucas, como já expus, sou a favor. Logicamente não no sentido da escolha ser por eleição popular, por exemplo. Acho isso complicado e ao Judiciário, ao menos em sua Corte Suprema, não convém ter seus membros eleitos pelo povo. Mas acho que seria bom se eles fossem Ministros apenas por um período de tempo. Veja o ministro que o Lucas citou: entrou com 40 e poucos anos e ficará como membro do STF até os 70 anos. Ou seja, mais de 30 anos no cargo. Isso acaba fazendo com que “crie raízes”, favorecendo, ao meu ver, a troca de favores com A, B ou C (seja lá quem forem). Se, por outro lado, os ministros ficassem por um período de tempo específico (por exemplo, 9 anos), isso talvez não impeça, mas dificulte a corrupção. Um abraço!

    Responder

Deixe um comentário