O que significa “totalitarismo”?

“Os Estados totalitários conhecem apenas um fator determinante, que é o poder.”

Konrad Adenauer

Assim como existem inúmeras classificações para o conceito de democracia — por exemplo, democracia direta e democracia indireta, democracia liberal e democracia social(ista), dentre outras —, também o conceito oposto — ou seja, o conceito de ditadura — é passível de classificação.

Neste sentido, uma das mais conhecidas classificações, ou distinções, que se pode fazer acerca dos tipos de ditadura é aquela que as subdivide em ditaduras autoritárias e em ditaduras totalitárias — ou, para simplificar, em regimes autoritáriosregimes totalitários.

Toda ditadura é ruim porque infringe, de uma forma ou de outra, os direitos fundamentais dos cidadãos. Contudo, é possível afirmar que um totalitarismo é ainda pior do que um autoritarismo, já que o grau de controle da vida privada por parte do Estado é muito maior no regime totalitário do que no regime autoritário.

Outra característica que torna o totalitarismo pior que o autoritarismo é a existência do terror. O jurista italiano Norberto Bobbio assim define o terror no livro Dicionário de Política, à pág. 1248:

O terror totalitário, por sua vez, serve para traduzir, na realidade, o mundo fictício da ideologia e confirmá-la, tanto em seu conteúdo, quanto, e sobretudo, em sua lógica deformada. Isso atinge, na verdade, não apenas os inimigos reais (o que acontece na fase da instauração do regime), mas também e especialmente os inimigos “objetivos”, cuja identidade é definida pela orientação político- ideológica do Governo mais do que pelo desejo desses inimigos em derrubá-lo. E na fase mais extrema atinge também vítimas escolhidas inteiramente ao acaso. O terror total que arregimenta as massas de indivíduos isolados e as sustenta num mundo que, segundo elas, se tornou deserto torna-se por isso um instrumento permanente de Governo e constitui a própria essência do Totalitarismo, enquanto a lógica dedutiva e coercitiva da ideologia é seu princípio de ação. ou seja, o princípio que o faz mover.

É com o objetivo de apresentar e definir o conceito de totalitarismo que fiz um vídeo, publicado em meu Canal no YouTube. A primeira parte do vídeo, no qual apresento o aspecto conceitual do totalitarismo, está disponível logo abaixo:

A segunda parte do vídeo será disponibilizada em fevereiro de 2016 e trará o resultado prático do totalitarismo — irei mostrar imagens da minha visita ao campo de concentração de Sachsenhausen (Berlim) e ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (Cracóvia).

Gostou do vídeo? Curta e compartilhe em suas redes sociais. E não se esqueça de assinar o canal!

Deixe um comentário