O Direito Constitucional e Star Wars


Quais as relações existentes entre o Direito Constitucional e Star Wars?

Hoje, 4 de maio, é o chamado “Dia de Star Wars” para os fãs mais fervorosos da franquia de filmes. O “feriado” existe devido à semelhança na pronúncia em inglês entre duas frases.

A primeira delas é a icônica “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”) e a segunda é a “May the 4th be with you” (“Quatro de maio esteja com você”).

Como se percebe, o trocadilho vale apenas em inglês devido à pronúncia, não tendo muito sentido em português. De toda forma, o “feriado” é mundialmente celebrado, com fãs em todo o mundo fazendo cosplay de vários personagens.

Mas a franquia não é apenas celebrada pelo seu impacto cultural (e comercial): ela também serve de fonte para artigos acadêmicos de renomados estudiosos.

É aqui que se enquadra o texto intitulado How Star Wars illuminates Constitutional Law, do professor norte-americano Cass R. Sunstein. Em seu texto Sunstein, que é professor de Direito em Harvard, faz uma analogia entre a história de Star Wars e a evolução da Constituição de um país.

O texto original em inglês, com 14 páginas, pode ser baixado gratuitamente neste link. Já neste link você pode ver um pequeno resumo do texto em português.

E você, o que acha? Quais as relações que você vê entre o Direito Constitucional e Star Wars? A franquia Star Wars pode mesmo “iluminar” o Direito Constitucional? Deixe abaixo seus comentários sobre o tema!

1 comentário em “O Direito Constitucional e Star Wars”

  1. Bem, confesso que sou fã de Star Wars, lembro-me perfeitamente quando meu pai me levou para assistir ao primeiro filme da franquia, no ano de 1977, no saudoso Cine Atlântida, situado na época, no Setor Comercial Sul. Vou analisar a relação proposta entre o filme e a nossa Constituição Federal, como fã e não como egresso do Curso de Direito, até porque necessitaria de um estudo mais apurado. Sem mais delongas, a relação que faria seria a seguinte:

    DO BEM

    A aliança Rebelde(do bem) seria o povo, os Cavaleiros Jedis(classe muito importante e exemplo de Ordem) seriam as pessoas aptas a assumirem uma vaga no Supremo Tribunal Federal, os MESTRES JEDIS( cavaleiro jedi provido de devoção suficiente e domínio da Força) seriam os Guardiões da nossa Carta Magna, ou seja os Ministros do Supremo Tribunal Federal – STF.

    DO MAL ou DO LADO NEGRO DA FORÇA

    Império Galático( ao meu ver poderiam se enquadrar nesse império, com raríssimas exceções, o nosso Digníssimo Congresso Nacional.empresas públicas e privadas

    Darth Vader( tirano, que um dia esteve do lado claro da força, ou seja do bem e hoje luta para derrotar a aliança Rebelde) seria o Presidente do Senado e as vezes o da Câmara dos Deputados

    Imperador( Político, treinado pelo lado negro da força ) seria o Presidente da República( nos dias de hoje)

    Então, temos a Aliança Rebelde( o povo ) lutando, brigando por um País digno, obtendo ajuda dos cavaleiros Jedis( Juristas em geral ) ambos lutando contra as investidas do tirano Darth Vader( parlamentares ) os quais só legislam em causa própria, se corrompem e levam o País ao caos. Desviam bilhões de dólares dos cofres públicos, deixando o povo sem segurança, sem estudo, sem saúde, gerando um desemprego nunca visto em toda a história dessa galáxia, digo, deste País.

    A Aliança Rebelde acuada, vê seu alento nos Renomados MESTRES JEDIS( STF ), os quais lançam mão de suas TOGAS JEDAIS(espada laser) para combater o bom combate e frustar as investidas de Darth Vader e o Imperador, os quais, através de Leis malignas, tentam a todo custo acabar com os Rebeldes.

    De repente, a Aliança Rebelde vê seu alento ir por água abaixo, pois Darth Vader e o Imperador, em uma manobra diabólica conseguem levar para o lado negro da força, uma parte dos cavaleiros jedis. Não bastasse, a tristeza torna-se ainda mais profunda, quando rumores, dão conta de que Darth Vader e o Imperador, conseguiram destruir as temidas barreiras do CASTELO DOS MESTRES JEDIS(STF), quais sejam da Honestidade e da imparcialidade, trazendo para o LADO NEGRO DA FORÇA, integrantes daquela classe, os quais dariam guarida aos maus feitos do Império Galático, Darth Vader e por incrível que pareça , até do Imperador.

    O que será de nossa Carta Magna? conseguiram os últimos Mestres Jedis, reverterem tal situação, ou também se voltarão para o LADO NEGRO DA CORRUPÇÃO??

    Responder

Deixe um comentário