Votações democráticas pelo celular


votações democráticas pelo celular
Imagem de aparrelho celular.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Na última terça li um texto interessante sobre votações democráticas pelo celular.

Em resumo, o texto diz que votações democráticas pelo celular são interessantes, porque podem aumentar a participação do cidadão no processo eleitoral. Mas que isso tem um lado ruim: a ocorrência de constantes votações pelo celular podem enfraquecer a governabilidade.

A explicação é simples. As votações democráticas pelo celular podem facilitar a participação popular, o que por um lado é bom. Mas por outro o cidadão pode ficar “viciado” nessa modalidade de participação. Ocorreriam eleições mais frequentes, o que é ruim para a governabilidade. E isso porque votações democráticas pelo celular frequentes fazem com que o governo preocupe-se com tais votações, e não com um governo eficiente. Em resultado, os cidadãos sairiam perdendo, já que se a eficiência do Estado for comprometida os direitos não poderão ser devidamente concretizados.

Achei o texto interessante e já está salvo para reflexões futuras. Mas quero aqui saber a sua opinião. São dois temas distintos, mas vou me concentrar no primeiro. Você participaria mais ou menos se existissem votações democráticas pelo celular? Basta responder ao formulário abaixo. É uma única pergunta, como você pode ver.



Se preferir, deixe abaixo seus comentários ou entre em contato diretamente para debatermos o tema.

Um abraço a todos e até a próxima!

Prof. Matheus Passos

2 comentários em “Votações democráticas pelo celular”

  1. Na verdade já existe a possibilidade de votar por celular, mas somente sobre os projetos de lei que serão encaminhados à Câmara. Acho que seria ruim para a governabilidade eleger candidatos pelo celular.

    Responder
    • Olá Carla. Também acho que seria complicado. E ao mesmo tempo penso que precisamos revitalizar a democracia. Vamos pensar sobre o tema. Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário