Sobre este site


O “Site do Prof. Matheus” – cujo nome anterior era “Pensar Politicamente – A análise do cotidiano pela ótica política” – surgiu da lacuna vista por mim no sentido de traduzir a política em linguajar menos técnico e mais acessível a todos. Vou aqui então falar um pouquinho sobre este site.

Logicamente, pelo próprio título e pela minha própria formação (veja mais sobre isso aqui), o objetivo do site é falar sobre política e sobre direito. Mas não de forma politizada, elitizada, restritiva: o objetivo é fazer com que o leitor compreenda o que se passa na política brasileira sem a necessidade de ter nenhum tipo de conhecimento a respeito do tema.

Outro objetivo do site é mostrar que a política não é sinônimo de cargos públicos. Tudo é política, desde uma decisão dada por um presidente da República até o momento em que você vai a uma loja e pede desconto no preço do que quer comprar. Daí outra ideia que dá fundamenta o site: fazer uma análise de temas cotidianos, mas que também são políticos. O objetivo é mostrar que a política está sempre presente em nossas ações.

Por fim, tenho como objetivo estimular o pensar, estimular o questionamento, estimular a troca de ideias, o debate e a busca de algo melhor para todos. Porque o conhecimento não pode nem deve ficar restrito a um “grupo seleto” de pessoas. Acredito que quanto mais debatermos assuntos, os mais variados, mais cresceremos como seres humanos. É nesse sentido que, eventualmente, disponibilizarei aqui material que utilizo em minhas aulas. Tal material, voltado inicialmente aos meus alunos, poderá ser utilizado livremente por quem se interessar.

Para manter contato comigo, basta escrever nos comentários daquelas postagens que mais te interessar. Convido você também a conhecer meu Canal no YouTube. Ou se preferir, curta minha página no Facebook. Ou ainda, siga-me no Twitter. Há ainda a opção de preencher o formulário abaixo. E por fim, você pode entrar em contato diretamente comigo. A troca de ideias, de questionamentos, é sempre bem-vinda. Sintam-se à vontade! 🙂

0 thoughts on “Sobre este site

  1. Bom dia Professor
    Li sobre a proposta que tramita na câmara sobre um sistema misto (majoritário e proporcional) que não me agrada, pois mantém a fórmula complicada. Talvez seja simplista pensar que o voto majoritário (distrital ou não) para eleições legislativas seja melhor, porém expressa mais diretamente a vontade dos eleitores. O Sr. poderia discorrer à respeito? A propósito, parabéns por seu blog.

    • Olá, boa tarde! Em primeiro lugar, obrigado pelo elogio. Respondendo à sua pergunta, o problema do sistema majoritário em distritos (vulgo “sistema distrital”) gera falhas de representatividade que, a meu ver, são maiores que as falhas geradas pelo sistema proporcional. Em minha visão, a alteração apenas do sistema eleitoral não trará nenhum resultado prático, já que o maior problema não está aí, mas sim nos partidos políticos. A reforma política, portanto, deveria começar pelos partidos, e não se limitar ao sistema eleitoral. Devem ser alteradas também, a meu ver, as regras para financiamento de campanha, já que as atuais não permitem clareza ao eleitor sobre quem paga a campanha. Qualquer outra dúvida é só entrar em contato novamente. Um abraço.

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: