Após Minnesota e Missouri, Santorum também ganha prévias no Colorado

Considerado favorito a rival de Obama, Mitt Romney tem desempenho fraco.
No Colorado, Santorum obteve 40,2% dos votos apurados.

Leiam breve comentário ao final do texto.

O ex-senador Rick Santorum venceu as três primárias republicanas realizadas nesta terça-feira (7), dizem as agências internacionais e a imprensa dos Estados Unidos. Após vencer nos estados de Minnesota e Missouri, Santorum também ganhou as primárias realizadas no Colorado.

Nesses três estados, o candidato ainda considerado favorito a ser rival do presidente Barack Obama, o ex-governador de Massachuetts Mitt Romney, teve um desempenho considerado fraco.

Santorum teve 40,2% dos votos no Colorado, contra 34,9% de Mitt Romney. Newt Gingrich ficou com 12,8%, e congressista Ron Paul, 11,8%.

Santorum disse, em seu discurso após o anúncio dos resultados, que o seu triunfo é uma homenagem a “todos que estão construindo o movimento conservador neste país”, e que ele se vê não como um contraponto a Romney, mas sim como uma alternativa ao presidente Barack Obama.

Em Minnesota, a apuração continua, porém, com os votos já contabilizados, a vitória no estado é garantida. Com 88% das urnas apuradas, Santorum soma 44,9% dos votos, contra 27,2% do segundo colocado, Ron Paul. Já Mitt Romney tem apenas 16,9%, e Gingrich, 10,7%.

Santorum também venceu no Missouri, deixando bem atrás o favorito para obter a candidatura do partido, Mitt Romney. Com 99% das urnas apuradas, o ex-senador conta com 55% dos votos, contra 25% do ex-governador de Massachusetts.

O congressista Ron Paul tem 12%, enquanto 4% se declararam “não comprometidos” com nenhum dos candidatos que figuravam nas cédulas. O quarto pré-candidato republicano,Newt Gingrich, não aparecia nas cédulas deste pleito.

Newt Gingrich, que havia vencido as primárias na Carolina do Sul, praticamente não fez campanha nos três Estados onde houve votação nesta terça.

Missouri
Embora o triunfo represente respaldo moral para Santorum, na prática a vitória no Missouri tem pouca relevância. Nestas prévias não está em jogo nenhum delegado à convenção republicana que em agosto, em Tampa (Flórida), nomeará o candidato do partido. Os pré-candidatos se enfrentarão de verdade no Missouri no caucus que acontecerá no mês que vem.

Campanhas
Juntos, Minnesota e Colorado somavam o maior número de delegados em jogo em um único dia nas prévias republicanas até o momento. Mesmo assim, a campanha para esta prévia foi fraca entre os pré-candidatos se comparada a New Hampshire, Carolina do Sul e Flórida.

As propagandas televisivas foram esparsas; nem Colorado nem Minnesota sediaram debate entre os republicanos; e os próprios eventos de campanha dos concorrentes foram poucos nos últimos dias.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Newt Gingrichx, abriu mão de montar uma campanha significativa nos estados e preferiu se concentrar já na campanha em outros locais.

Quatro anos atrás, Romney prevaleceu em Minnesota e Colorado, na sua primeira tentativa a chegar à candidatura republicana. De lá para cá, no entanto, se verificou uma tendência mais conservadora após a influência de ativistas do Tea Party.

6 de novembro
Romney, que venceu três consultas – Nevada, New Hampshire e Flórida – continua sendo considerado o favorito para a candidatura republicana que desafiará o presidente democrata Barack Obama em novembro.

O vencedor das primárias republicanas enfrentará Obama, candidato à reeleição, no dia 6 de novembro.

(Original aqui.)

Para quem achava que Mitt Romney estava garantido como adversário de Obama…

E mais uma vez elogio o interessantíssimo formato americano para definição de candidatos. Se no Brasil fosse assim com certeza haveria maior interesse do cidadão por política, maior envolvimento e, quem sabe, melhor atuação da classe política brasileira.

Deixe um comentário