Como fazer um resumo eficiente para estudar para as provas

Está se preparando para as provas finais e não sabe como montar um resumo eficiente para ajudar nos seus estudos? Confira 5 dicas simples que vão facilitar o processo para você.

O resumo deve ser uma ferramenta para facilitar a aprendizagem. Porém, muitos estudantes acabam complicando tanto a tarefa que o estudo se torna algo ainda mais entediante e cansativo. De fato, escrever um resumo eficiente não é fácil. Mas utilizar os métodos corretos pode ajudar a simplificar esse processo. Se você quer fazer resumos mais eficientes para estudar para as provas de fim de ano, confira algumas dicas:

  1. Entenda o que é o resumo Para fazer um bom resumo, é essencial entender de que se trata essa técnica. Um resumo é um texto abreviado escrito a partir de outro texto. A composição deve ser coerente, mas devem ser destacados apenas os pontos mais importantes do texto principal.
  2. Leia o material inteiro e com atenção Um resumo de qualidade exige que o estudante conheça o conteúdo do texto principal. Ou seja: você precisa ler com atenção todas as páginas que precisará resumir. Não se apresse e pule partes, você pode perder alguma informação importante. Leia com calma, procurando entender do que se trata aquele texto e procurando por informações relevantes, como nomes, datas, causas e consequências.
  3. Sublinhe os pontos principais Após realizar a primeira leitura de reconhecimento, volte ao início do texto buscando aquelas informações que você classificou como relevantes. Sublinhe todas elas para que a informação salte aos olhos quando você for resumir o conteúdo.
  4. Saiba que informações incluir Um bom resumo deve responder afirmativa e claramente a uma lista de perguntas. Para que você consiga estudar a partir dele, é preciso que você responda em seu texto informações sobre qual é o tema principal; quais são os temas secundários; se existem relações entre os temas principais e secundários e, caso a resposta seja afirmativa, quais relações são essas; como o tema é desenvolvido ao longo do texto e qual a conclusão apontada no texto.
  5. Produza um novo texto Após entender quais questões devem ser respondidas em seu texto, volte ao material sublinhado e reorganize-o de maneira coerente. Então comece a escrever o seu resumo mantendo em mente que as informações do texto principal devem ser utilizadas apenas como base, de modo que você deverá produzir um texto inteiramente novo.

Autor: Universia Brasil

0 comentário em “Como fazer um resumo eficiente para estudar para as provas”

  1. Professor amei. As minhas provas são de consulta e contextualizada. E tenho mt dificuldade em resumir, como tb, analizar as catracteristicas dentro de um texto. Semana passada fiz um prova e o assunto era Modernidade, Pós-modernidade. O livro didatico muito grosso e me perdi toda, e a mesmo tempo fiquei chateada comigo mesmo, porque estava tão nervosa e as horas passavam e as mãos frias e transpirava e cada vez nervosa, tudo porque tenho dificuldade em resumir e encontrar as caracteritica num texto grande. O professor pediu as caractristicas da modernidade e pós modernidade e parece que ele sabia que tenho dificuldade, porque nas outras questóes pediam as carateristica e que explicasse no minimo duas. Pense …valia três pontos. Fiquei nervosa e muito. Que bom ler e ter certeza que está fazendo a coisa certa. Obrigada, Prof. Mateus.

    Responder

Deixe um comentário