Novos livros digitais disponíveis

A divulgação do conhecimento é parte fundamental em minha vida. Digo isso porque, como todos sabem, sou professor, o que faz com que os atos de adquirir conhecimento e de divulgá-lo se torne algo intrínseco às minhas atividades diárias. Este site que o diga: foi criado como uma maneira de divulgar o conhecimento para além das quatro paredes de uma sala de aula.

É com esse espírito de compartilhamento de ideias que informo aos meus leitores que publiquei, nesse feriado de Carnaval, mais três livros em formato digital. Os livros estão disponíveis gratuitamente na iBooks Store – podem ser lidos em iPad, iPhone, iPod Touch e Macbook.

O primeiro deles, intitulado Relações entre estado e democracia na teoria política contemporânea, corresponde à minha dissertação de mestrado, defendida em 2005 na Universidade de Brasília. No texto faço um levantamento bibliográfico acerca da forma como os artigos acadêmicos tratam dos temas “estado” e “democracia”, e ao final mostro que ambos são vistos principalmente do ponto de vista formal, mas não de maneira substantiva. Em outras palavras, de maneira bem resumida: imagina-se que “havendo eleições” há democracia – quando na verdade sabemos que democracia implica em muitas outras coisas além da ocorrência de eleições.

Relações entre estado e democracia na teoria política contemporânea
Relações entre estado e democracia na teoria política contemporânea

O segundo livro tem como título A proteção ao patrimônio cultural de Brasília. O texto é o resultado de uma pesquisa de campo realizada por Suzy Karine Sousa Batista e Kelly Ferreira da Silva, sob a orientação do Prof. Marcio Morais de Sousa. O trabalho foi realizado em 2013 e se baseou na entrevista de 1600 pessoas em todo o Distrito Federal a respeito do tema.

A proteção ao patrimônio cultural de Brasília
A proteção ao patrimônio cultural de Brasília

Agora, tenha fôlego para ler o título do terceiro livro: Análise jurisprudencial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios acerca da manutenção de animais domésticos em unidades autônomas de condomínios edilícios. No texto, o autor João Carlos Belarmino Aguiar, orientado pela Profa. Camila Nogueira de Resende Lopes Ribeiro, faz uma análise profunda da jurisprudência do TJDFT no período de 1997 a 2013 a respeito do tema, objetivando verificar quais são os argumentos utilizados pelo TJDFT para deferir ou indeferir a permanência desses animais em apartamentos.

Análise jurisprudencial...
Análise jurisprudencial…

Vejam a seguir os links para os novos títulos:

  • Relações entre estado e democracia na teoria política contemporânea – livro disponível neste link.
  • A proteção ao patrimônio cultural de Brasília – livro disponível neste link.
  • Análise jurisprudencial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios acerca da manutenção de animais domésticos em unidades autônomas de condomínios edilícios – livro disponível neste link.

Destaca-se que todos os livros possuem ISBN, código internacional utilizado para a identificação dos livros.

Espero que a leitura seja proveitosa e que você possa aprender mais acerca desses temas!

1 comentário em “Novos livros digitais disponíveis”

Deixe um comentário