Curso gratuito de Ciência Política


Olá pessoal! Hoje venho aqui divulgar para vocês o meu Curso gratuito de Ciência Política, que está disponível no YouTube.

Como talvez vocês já tenham visto, divulguei em 2016 um Curso de Metodologia Científica no meu Canal no YouTube. A receptividade foi boa, com alguns vídeos do Curso de Metodologia Científica tendo mais de 37 mil visualizações em menos de um ano.

Por este motivo decidi lançar em fevereiro de 2017 meu Curso gratuito de Ciência Política, também via YouTube. O Curso está sendo disponibilizado gratuitamente na primeira e na terceira terças-feiras de cada mês durante o primeiro semestre de 2017.

A base teórica do Curso gratuito de Ciência Política é o livro “Dicionário de política”, do filósofo italiano Norberto Bobbio. Referência completa: BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. 11ª ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1998.



A proposta do Curso é simples: apresentar alguns conceitos que considero fundamentais na Ciência Política de maneira teórica. Assim, meu objetivo é lançar as bases para que os fenômenos políticos do dia a dia possam ser analisados e melhor compreendidos.

Para tanto, o Curso se divide em vodeoaulas que abrangem os seguintes temas:

  1. Apresentação do Curso
  2. Conceito de Ciência Política
  3. Conceito de Política
  4. Conceito de Poder
  5. Conceito de Autoridade e Legitimidade
  6. Conceito de Estado
  7. Conceito de Governo
  8. Conceito de Democracia
  9. Conceito de Ditadura (Autoritarismo e Totalitarismo)
  10. Conceito de Formas de Governo (Parlamentarismo e Presidencialismo)

Convido então você a fazer o Curso diretamente pelo meu Canal no YouTube. No momento em que faço esta divulgação já foram lançadas as aulas que vão até o tópico 7 acima. Hoje será lançada a aula 8, em que falo sobre o conceito de Democracia. Dê uma olhada!



Aproveito também para indicar o meu livro intitulado Curso básico de Ciência Política. No livro explico com um pouco mais de detalhes os conceitos apresentados nas videoaulas. Você pode utilizá-lo, portanto, para acompanhar meu Curso no YouTube ou ainda como uma base inicial para estudos mais aprofundados no futuro. O livro pode ser adquirido nos seguintes formatos:

  1. Formato PDF: https://goo.gl/PFZ7R6
  2. Google Play Livros: https://goo.gl/Jlxw0v
  3. Apple iBooks Store: https://goo.gl/vUEASn
  4. Amazon (Kindle ou impresso): https://goo.gl/e58Ff2

E não se esqueça ainda de se inscrever no meu Canal para que você possa receber as notificações dos próximos vídeos que irei disponibilizar no Canal. Ou se preferir inscreva-se diretamente na minha lista de emails por aqui.



Ah, e não se esqueça de deixar seus comentários nas videoaulas. Suas críticas e sugestões são sempre bem-vindas porque é com elas que posso melhorar o conteúdo que disponibilizo via YouTube. Se preferir, entre em contato diretamente comigo clicando aqui.

Então é isso, pessoal! Um abraço a todos e até a próxima!

Prof. Matheus Passos

P.S.: fique de olho, pois no 2º semestre de 2017 será lançado um novo Curso no meu Canal 😉

Deixe um comentário