“Me explica o que está acontecendo”


Meu querido amigo Henrique Chaves de Campos me perguntou: me explica o que está acontecendo?. Referia-se ele à situação atual do Brasil.

Na minha modéstia respondo: é a consequência de um cidadão alienado. É a consequência da pessoa que quer olhar só pro seu próprio umbigo e “dane-se o resto”.

Se há um responsável a ser apontado, sem medo de errar aponto a você. Adapto uma frase que gosto muito de um filme: “se você quer um culpado, apenas dê uma olhada em seu espelho”.

É você que ia às minhas aulas de Ciência Política e dizia que “política não se discute”. É você que achou que “leis resolvem o problema”. É você que acreditou que “ele não é político, então será um ótimo governante”.

Em síntese, o problema todo está aí porque você relegou a política. Achou que era/é algo “dos outros”: “ah, eles que cuidem, pois foram eleitos pra isso. Eu? Irei cuidar do meu jardim”.

Tá aí o resultado. Entregou a chave do galinheiro pra raposa. Parabéns.

Como resolver? Preocupe-se com a coletividade. Invista um mínimo do seu tempo a algo que vai além de você mesmo. Ocupe espaços. E seja paciente, porque isso não se resolve com uma ou duas eleições. Aliás, bem provável que eleições não resolvam nada. Portanto você, cidadão: envolva-se!


E você, o que acha? “De quem é a culpa”? Deixe abaixo seus comentários ou entre em contato diretamente. Vamos debater algo que é fundamental para nosso país.

Por enquanto é isso, pessoal. Um abraço a todos e até a próxima.

Prof. Matheus Passos

Deixe um comentário