Afinal, o que é democracia?


Olá pessoal! Venho aqui hoje falar (mais uma vez) sobre este tema que nos domina. Afinal, o que é democracia? A pergunta é relevante especialmente em tempos de impeachment, renúncia e julgamentos no Tribunal Superior Eleitoral.

Como gosto de dizer, a ideia de democracia é um conceito altamente manipulável e manipulado. Quer dizer que algo é bom? Diga que é democrático. Da mesma forma, quer tachar algo de ruim? Diga que é antidemocrático ou ditatorial. E todos ficarão felizes e contentes.

Entretanto, esse uso “indiscriminado” da democracia é negativo, já que banaliza o conceito. Ora, se um conceito pode ser usado “para tudo”, logicamente que ele não define “nada”.

Acredito, portanto, que é necessária a definição clara do que significa democracia para que, aí sim, o conceito possa ser devidamente utilizado. É por isso que divulgo aqui para vocês uma playlist do meu Canal do YouTube em que falo sobre o tema. São 3 videoaulas com duração de mais ou menos 20 min cada em que o conceito é definido e explicado em detalhes. Vale a pena conferir.



Para assistir à playlist basta clicar neste link.

E você pode também conferir esta outra playlist em que falo não apenas sobre democracia, mas também sobre outros aspectos que interferem na democracia. Complemento com direitos políticos, sufrágio, voto, partidos políticos e sistemas eleitorais brasileiros.

Não se esqueça de deixar abaixo seus comentários sobre o tema. Ou, se preferir, entre em contato diretamente para debatermos sobre o assunto.

Um abraço a todos e até a próxima!

Prof. Matheus Passos

Deixe um comentário