O que são Smart Cities?


Olá pessoal! Venho aqui para ajudá-los a responder à pergunta-título: o que são Smart Cities?

Quem responde é Tiago de Melo Cartaxo. Ele é doutorando em Direito Público na Universidade Nova de Lisboa. É bolsista de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem graduação em Direito e pós-graduação em Direito da Energia pela Universidade de Lisboa. É mestre em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade de Coimbra.

Tiago concluiu o curso em Adaptive Planning and Resilience da University of Louisville, Brandeis School of Law, Kentucky, EUA. Exerceu atividade profissional em vários escritórios de advogados de Lisboa. Foi consultor no departamento jurídico da Câmara Municipal de Lisboa. Foi adjunto de membros do governo e integrado grupos de trabalho e comissões governamentais, nas áreas de ambiente, ordenamento do território e economia.

É ainda autor de apresentações em universidades portuguesas e estrangeiras, bem como de artigos científicos e recensões críticas nas áreas do direito do ambiente, ordenamento do território e políticas públicas.



No vídeo, Tiago apresenta o conceito de Smart Cities e explica de que maneira as diversas vertentes do Direito podem auxiliar na construção de cidades sustentáveis. Para tanto é importante não apenas o Direito Ambiental, mas também outras áreas, como Constitucional, Civil e Urbanístico.

Assista ao vídeo clicando aqui (1ª parte) e aqui (2ª parte) e deixe logo abaixo seus comentários. Se preferir, entre em contato diretamente para conversarmos sobre o tema.

É isso, pessoal. Um abraço a todos e até a próxima.

Prof. Matheus Passos

Deixe um comentário