Em breve eBooks gratuitos


Olá pessoal! Hoje passo aqui rapidamente para falar sobre algo que você verá por aqui: em breve eBooks gratuitos.

A minha proposta é simples: contribuir para o crescimento – acadêmico e cívico – de todos. Para tanto irei disponibilizar gratuitamente aqui no site, nas próximas semanas, quatro eBooks sobre o sistema eleitoral brasileiro.



Em breve ebooks gratuitosOs eBooks irão tratar de quatro temas distintos, ainda que interconectados. No primeiro deles vou falar sobre o voto nulo. O que é um voto nulo? E voto anulável? Qual a diferença? Falarei também sobre as lendas que rondam o tema. A maior delas diz respeito à questão da anulação de eleição. Se houver mais de 50% dos votos nulos é feita nova eleição?

No segundo eBook vou falar sobre o voto em branco. Assim como no voto nulo, o voto em branco também é cercado de lendas. Como aquela que diz que os votos em branco são transferidos para outros candidatos. Isso é verdade?

O terceiro eBook vai se concentrar no sistema eleitoral majoritário. Explicarei as diferenças entre maioria simples e maioria absoluta. Falarei também do sistema de dois turnos. E por fim irei explicar as consequências deste sistema eleitoral para a governabilidade no país.

Por fim, o último eBook falará sobre o sistema eleitoral proporcional. Este é o sistema que geralmente traz mais dúvidas, não apenas por ter base em alguns cálculos (o que nem todo mundo gosta), mas por gerar a sensação de que nem sempre quem tem mais votos ganha. Explicarei em detalhes como o sistema funciona, inclusive com exemplos práticos que irão facilitar o seu entendimento.



Tentarei ao máximo utilizar uma linguagem simples e acessível, sem menosprezar os detalhes técnicos, é claro. O objetivo, como disse acima, é fazer com que você possa compreender o sistema para que possa, com isso, exercer melhor seus direitos políticos. A consequência desse exercício é a melhoria da nossa sociedade, algo que tenho a certeza que todos queremos.

E isso tudo será disponibilizado de maneira absolutamente gratuita pra você. Bastará entrar no link que irei disponibilizar, indicar seu nome e email e baixar o arquivo em PDF, sem nenhuma burocracia. Os eBooks terão por volta de 15-20 páginas, o que significa dizer que em meia hora de leitura você conseguirá compreender melhor as maneiras pelas quais nossos representantes são eleitos.

E se você não quiser esperar pelos livros, não tem problema. Basta clicar neste link para assistir à minha playlist no meu Canal no YouTube. Nesta playlist falo sobre democracia, partidos políticos e sistemas eleitorais no Brasil. Confira!

Tem dúvidas, críticas (construtivas) e/ou sugestões? Entre em contato! Terei grande satisfação em conversar com vocês!

Então é isso, pessoal. Um abraço a todos e até a próxima!

Prof. Matheus Passos

Deixe um comentário