Como redigir uma regra da ABNT


Hoje vamos falar de um tema considerado como interessante por muita gente. Vou explicar pra você como redigir uma regra da ABNT.

Antes, porém, quero deixar uma coisa bem clara: não estou aqui fazendo propaganda da ABNT. Além disto, esta instituição não tem qualquer relação com ou influência neste texto.

Feitas estas ressalvas, vamos ao que interessa.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição responsável por normalizar as normas brasileiras. E é exatamente isto que ela está fazendo neste momento com uma das “regras da ABNT” na área acadêmica.

Quer saber exatamente o que é a ABNT e o que significa “normalização”? Veja aqui!

É a ABNT NBR 6023, que trata da elaboração de referências em trabalhos acadêmicos, artigos científicos e projetos de pesquisa. Esta norma está em processo de revisão na ABNT e você pode ajudar a redigir seu conteúdo.

O processo conhecido por Consulta Nacional está aí para isso. Como diz a própria ABNT:

“Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação”.

O que você precisa fazer para participar desta Consulta Nacional?

  1. Entre neste link;
  2. Clique na opção “Pesquisar por comitê” e em seguida escolha “ABNT/CB-14 Informação e Documentação”;
  3. Escolha a opção “2º Projeto de Revisão ABNT NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração”.

Depois disso você terá a opção de criar uma conta no site da ABNT, caso ainda não tenha. Feito o cadastro e acessando o sistema você terá a opção de ler o arquivo do projeto da norma.

A ABNT NBR 6023 em vigor é de 2002 e tem 24 páginas. O projeto de revisão, cuja expectativa é que seja aprovado ainda neste ano de 2018, tem 59 páginas.

Uma vez no sistema, você pode aprová-lo do jeito que se encontra. Ou então você tem a opção de fazer sugestões em relação ao texto do projeto. Você pode fazer correções de português, por exemplo. Pode sugerir o acréscimo de alguma coisa que falta por lá. Ou pode propor a remoção de algo que você considere que está “a mais” no projeto.

Como redigir uma regra da ABNT? É só participar do processo de Consulta Nacional.

A participação está aberta até o dia 16 de julho de 2018.

Qual sua opinião sobre as regras da ABNT?

Deixe aí abaixo nos comentários o que você pensa sobre estas regras. Se preferir você pode enviar sua opinião diretamente pra mim.

Um abraço e até a próxima!

Prof. Matheus Passos

Deixe um comentário