Hoje vamos falar de um tema considerado como interessante por muita gente. Vou explicar pra você como redigir uma regra da ABNT.
Antes, porém, quero deixar uma coisa bem clara: não estou aqui fazendo propaganda da ABNT. Além disto, esta instituição não tem qualquer relação com ou influência neste texto.
Feitas estas ressalvas, vamos ao que interessa.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição responsável por normalizar as normas brasileiras. E é exatamente isto que ela está fazendo neste momento com uma das “regras da ABNT” na área acadêmica.
Quer saber exatamente o que é a ABNT e o que significa “normalização”? Veja aqui!
É a ABNT NBR 6023, que trata da elaboração de referências em trabalhos acadêmicos, artigos científicos e projetos de pesquisa. Esta norma está em processo de revisão na ABNT e você pode ajudar a redigir seu conteúdo.
O processo conhecido por Consulta Nacional está aí para isso. Como diz a própria ABNT:
“Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação”.
O que você precisa fazer para participar desta Consulta Nacional?
- Entre neste link;
- Clique na opção “Pesquisar por comitê” e em seguida escolha “ABNT/CB-14 Informação e Documentação”;
- Escolha a opção “2º Projeto de Revisão ABNT NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração”.
Depois disso você terá a opção de criar uma conta no site da ABNT, caso ainda não tenha. Feito o cadastro e acessando o sistema você terá a opção de ler o arquivo do projeto da norma.
A ABNT NBR 6023 em vigor é de 2002 e tem 24 páginas. O projeto de revisão, cuja expectativa é que seja aprovado ainda neste ano de 2018, tem 59 páginas.
Uma vez no sistema, você pode aprová-lo do jeito que se encontra. Ou então você tem a opção de fazer sugestões em relação ao texto do projeto. Você pode fazer correções de português, por exemplo. Pode sugerir o acréscimo de alguma coisa que falta por lá. Ou pode propor a remoção de algo que você considere que está “a mais” no projeto.
Como redigir uma regra da ABNT? É só participar do processo de Consulta Nacional.
A participação está aberta até o dia 16 de julho de 2018.
Qual sua opinião sobre as regras da ABNT?
Deixe aí abaixo nos comentários o que você pensa sobre estas regras. Se preferir você pode enviar sua opinião diretamente pra mim.
Um abraço e até a próxima!
Prof. Matheus Passos