O que as recentes eleições no Reino Unido têm em comum com as vicissitudes do atual governo brasileiro? A relação está no que diz respeito ao estudo das formas de governo dos dois países – o parlamentarismo e presidencialismo.
O Reino Unido é um país parlamentarista. Por este motivo a atual primeira-ministra, Theresa May, dissolveu o Parlamento em março e convocou eleições para junho.
Por sua vez, o presidente do Brasil não pode fazer o mesmo, ou seja, não pode dissolver o Parlamento e convocar novas eleições quando bem entender. A não ser que tal presidente seja um ditador, o que (oficialmente) não é o caso já há bastante tempo.
O que permite, então, a dissolução do Parlamento no Reino Unido e o que impede que o mesmo seja feito no Brasil?
A resposta a tal questão – dentre outras respostas para outras perguntas que você possa ter – estão no meu Curso de Ciência Política. Nesta semana o Curso ganha 4 (!) novos vídeos falando sobre as formas de governo. Abordei com bastante ênfase o parlamentarismo e o presidencialismo.
Para que você possa assistir às 4 aulas de maneira ininterrupta é só clicar aqui.
Vale lembrar que há ainda uma outra forma de governo bastante conhecida no mundo, que é o semipresidencialismo. Apesar de não fazer parte do Curso de Ciência Política, você também pode aprender um pouco sobre o tema. Basta clicar aqui para assistir às minhas aulas sobre o semipresidencialismo.
Assista às aulas e depois não se esqueça de deixar nos comentários a resposta à pergunta que fiz antes. Se preferir envie sua resposta diretamente para mim, para que possamos debater sobre o tema.
Ah, e não se esqueça de se inscrever no Canal. Fico muito agradecido por isso 🙂
Então é isso, pessoal. Um abraço a todos e até a próxima!
Prof. Matheus Passos